Qual é o prazo máximo de vigência de um contrato de prestação de serviços?
- Alyne Costenaro
- 25 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2024
O contrato de prestação de serviços é um acordo por meio do qual uma parte, se compromete a desempenhar um serviço de interesse de outra parte, em troca de uma retribuição econômica.
O código civil fixa o prazo máximo de 4 (quatro) anos para este tipo de contratação.
Vejamos:
Art. 598. A prestação de serviço não se poderá convencionar por mais de quatro anos, embora o contrato tenha por causa o pagamento de dívida de quem o presta, ou se destine à execução de certa e determinada obra. Neste caso, decorridos quatro anos, dar-se-á por findo o contrato, ainda que não concluída a obra.
Isso significa que, independentemente das circunstâncias, após quatro anos, o contrato é considerado encerrado, ainda que não concluído o serviço.
Entretanto, nada impede que, após o termino deste contrato, as partes pactuem um novo contrato por mais 4 (quatro) anos, pois essa limitação de prazo existe justamente para que as partes possam rever a relação de tempos em tempos.
Por fim, vale ressaltar que, nos casos em que o contrato é realizado por tempo determinado, além da inclusão do prazo para prestação do serviço, é necessária a inclusão de cláusula de multa caso o prazo não seja cumprido.
Espero que o conteúdo tenha te ajudado!
Qualquer dúvida, pode me enviar um e-mail: contato@costenaroadvogados.com
Conteúdo criado por Alyne Costenaro - Advogada contratualista.
Kommentare